Thursday, April 26, 2018

"Somente o Mar Sabe" (The Mercy)



Baseado em fatos reais, "Somente o Mar Sabe" (The Mercy), com direção de James Marsh, de "A Teoria de Tudo", mostra a persistência de uma pessoa, que contra todos os fatores, decide de forma até teimosa tentar quebrar barreiras físicas e psíquicas.

A trama tem como protagonista o navegador amador Donald Crowhurst (Colin Firth), que em 1968 decide construir um barco e participar de uma prova, a Golden Globe Race, para tentar faturar 5 mil libras. O teste não é dos mais fáceis, pois os competidores deveriam dar a volta ao mundo em um tempo determinado, sozinhos e nunca pisar em terra firme durante a travessia.

Para competir, Crowhurst, cujos conhecimentos marítimos eram parcos, apesar de ter inventado uma espécie de bússola para ajudar na navegação, não tinha condições psíquicas, como já disse, e muito menos técnicas - seu barco, construído a toque de caixa era incompleto, o que fica evidente logo na primeira cena em automar, quando fica completamente alagado.

Além disso, Crowhurst deixou para trás a mulher Clare (a linda Rachel Weisz), e os vários filhos. Por suas contas, em seis meses estaria de volta, rico. A história mostraria o contrário.
Apesar da boa atuação de Colin Firth, que passa o tempo com uma cara de pateta, sem muita certeza do que estava fazendo, "Somente o Mar Sabe" se mostra um filme arrastado. Mas a elogiar também ótimas cenas de tempestades e desconforto do navegador na magnitude do vasto oceano.

Duração: 1h45
Cotação: bom

Chico Izidro
Post a Comment