Thursday, April 26, 2018

"Praça Paris"



"Praça Paris", da diretora Lucia Murat, tem como foco central a relação de duas mulheres: a negra Glória (Gracê Passos), que vive numa favela carioca e tem em sua rotina a violência cotidiana, e a psicóloga portuguesa Camila (Joana de Verona). A obra mostra um Rio de Janeiro sem segurança, aliás, a insegurança está presente nas duas personagens.

Glória sofre porque é sozinha, foi estuprada pelo pai quando criança, e tem um irmão preso - aliás, ele é o chefe do tráfico na favela, e controla a vida da irmã mesmo atrás das grades. Ela trabalha como ascensorista na mesma faculdade em que Camila estuda e dá os primeiros passos para clinicar, tendo Glória como paciente. Mas Camila também tem seus medos - morando há pouco no Rio de Janeiro, tudo para ela parece ser assustador e ela carrega consigo preconceitos da classe média branca.

"Praça Paris" acerta ao focar a relação atribulada de Glória e Camila, cujas protagonistas apresentam atuações fortes. Sendo Gracê Passos e sua Glória mais visceral, pois a personagem vai se libertando de suas amarras aos poucos. Já Joana de Verona consegue irritar com sua psicóloga que não se mostra preparada para tal atividade - ela mesmo se mostra fraca e cheia de insegurança, provocando uma tragédia final.

Duração: 1h50
Cotação: ótimo

Chico Izidro
Post a Comment