Thursday, April 12, 2018

"Severina"



"Severina" é um filme dirigido por um brasileiro, Felipe Hirsch, cuja história transcorre em uma livraria, mais exatamente um sebo, em um bairro de uma cidade uruguaia, cujo nome não é mencionado. A obra é para quem ama livros e não consegue viver sem eles, apesar de os mais afoitos apostarem em seu desaparecimento.

E tal como a menina que roubava livros na Alemanha nazista em "A Menina Que Roubava Livros", a protagonista de "Severina", Ana (Carla Quevedo), também pratica o furto de livros em livrarias. E ela escolhe uma mais específica, onde o dono, que não tem nome, mas é vivido pelo ator argentino Javier Dolas, costuma reunir amigos para leituras de obras. O local é velho, quase sempre vazio, e também servindo de moradia para o livreiro.

E ele flagra Ana roubando alguns livros, mas vai deixando, para ver onde aquilo vai parar. Até o dia que se cansa da cara de pau da menina e a confronta. Para descobrir que ela é problemática, mas também apaixonante - todos os livreiros de que ela roubou caíram de amores por Ana, que mora com alguém mais velho - seria o pai, o amante? Isso nunca fica claro.

O filme apresenta um certo suspense - onde aquela relação vai parar. Mas também é uma ode aos livros e o fascínio que ele provoca nas pessoas - sou um viciado em livros, e não consigo imaginar trocar este objeto pelo mundo virtual. O cheiro, as dobras, as folhas amareladas pelo tempo. Nunca é enfadonho, e nos transporta a mundos mágicos.

Duração: 1h43
Cotação: bom

Chico Izidro
Post a Comment