Thursday, April 05, 2018

"Stromboli" (Stromboli, terra di Dio)



"Stromboli" (Stromboli, terra di Dio), ou como sair de uma roubada e entrar numa bem maior, poderia ser o outro título desta obra de Roberto Rosselini, lançada em 1950. O clássico tem como protagonista Ingrid Bergman no papel da refugiada do leste europeu Karin, que poucos anos após o término da Segunda Guerra Mundial, encontra-se em um campo de refugiados na Itália. Seu desejo é imigrar para a Argentina, e enquanto espera os papéis, é cortejada por um soldado, Antonio (Mario Vitale), que está deixando as forças armadas e pretende voltar para casa, uma ilha na Sicilia.

Após ter o pedido de imigração recusada, Karin não vê outra opção e acaba aceitando o pedido de Antonio, mesmo sem sentir nada por ele. Os dois rumam, então, para Stromboli. Karin acha que vai encontrar uma ilha paradisíaca, mas está equivocada. Ao chegar, se depara com uma ilha com poucos habitantes, miseráveis, religiosas ao extremo, e ainda um vulcão prestes a entrar em erupção. Além disso, a única atividade do local é a pesca.

Logo Karin se dá conta do enrosco em que se meteu. Letrada, com uma personalidade avançada, ela começa a se sentir presa a um local que considera e é atrasado. Em Stromboli, as mulheres não tem voz e tem de obedecer aos maridos. E Karin, pelos seus hábitos, não é bem vista pela comunidade. A ideia dela passa a ser o de sair dali. Mas como?

O diretor Roberto Rosselini, que acabou se envolvendo com Ingrid Bergman, apesar de os dois à época, serem casados com outras pessoas, gerando uma crise profunda no meio cinematográfico, filmou a obra em locações naturais, no caso a própria Stromboli. Foram utilizados atores não profissionais nas filmagens - os próprios moradores da ilha representaram seus papéis. O diretor foi profundamente realista ao filmar o dia a dia dos ilhéus, com suas precárias condições de vida e seu cotidiano - como a pesca do atum e a erupção vulcânica, que ocorreu de fato durante as filmagens. E Ingrid Bergman é o destaque, com sua atuação natural e vigorosa, mesmo não dominando ainda o idioma italiano.

Duração: 1h57
Cotação: excelente

Chico Izidro

No comments: