Thursday, October 12, 2006

AS TORRES GÊMEAS



Podem me cobrar em março. O filme que levará o Oscar de 2006 será As Torres Gêmeas (World Trade Center, de Oliver Stone). Sim, o filme recria com perfeição documental a tragédia que se abateu sobre os Estados Unidos, mais propriamente em Nova Iorque em 11 de setembro de 2001. Já escrevi na análise do filme United 93 que ninguém esquece o que estava fazendo naquele dia fatídico, que não mudou só o jeito de os norte-americanos verem o mundo, como o mundo mudou completamente. Entrou em paranóia.
Mas vamos ao filme de Stone (Salvador Martírio de Um Povo, Platoon e JFK). Ele é centrado basicamente em dois policiais que sobreviveram nos escombros do World Trade Center, quando este foi abaixo momentos depois de os aviões seqüestrados se chocarem nos prédios. Os policiais são Will Jimeno e John MacLaughlin, o primeiro interpretado pelo quase desconhecido Michael Pena, que teve o seu primeiro papel de destaque em Crash - No Limite (para quem viu, ele era o chaveiro latino) e MacLaughlin tem como intérprete Nicolas Cage, que dispensa maiores apresentações.
Os dois estão bem em seus papéis - aliás, eles passam quase boa parte do filme soterrados, ajudando um ao outro a não desistir da vida. Enquanto isso, lá fora Stone mostra o desespero das famílias dos dois policiais e o que está ocorrendo em Nova Iorque e também pelo mundo.
Em minhas lembranças, ainda vejo imagens da CNN mostrando a comemoração em vários países árabes, como se um dos países muçulmanos houvesse conquistado uma Copa do Mundo. Chocante. Em Torres Gêmeas, ele descartou essas imagens e mostrou só a apreensão em países aliados dos norte-americanos.
A reconstituição dos prédios destruídos é excepcional e Pena deverá também levar o seu Oscar. Claro que o filme tem seus deslizes sentimentais. Porém seria pedir demais um filme hollywoodiano, apesar de ser feito por um semi-esquerdista notório como Oliver Stone, não tivesse escorregões sentimentalóides. Por isso acho que leva o prêmio maior da Academia.

No comments: