Sunday, October 29, 2006

CRÔNICA DE UMA FUGA


Esqueçam O Exorcista, O Iluminado, O Grito, O Chamado, O Albergue e outros filmes de terror. Terror mesmo está em Crônica de uma Fuga, do argentino Israel Adrián Caetano. Desde o seu começo, com uma trilha sonora apavorante até a prisão de um jovem goleiro do pequeno time da Grande Buenos Aires Almagro (que tem o uniforme semelhante ao do Grêmio e hoje milita na Série B argentina), Claudio Tamburrini, tudo é apavorante neste excepcional filme.
Que retrata uma das piores ditaduras recentes da América Latina - a Argentina, que durou de 1976 até 1983, mas foi muito mais cruel do que a brasileira, com mais de 20 anos de arbitrariedade por parte dos militares.
Tamburrini (Rodrigo de la Serna) era completamente inocente, mas teve o nome entregue de bandeja por um amigo, esse sim envolvido com a luta armada contra os militares. O objetivo do alcagüete foi de que os guerrilheiros tivessem tempo de fugir do país. Tamburrini, que voltava de um jogo do Almagro, acabou preso e passou seis meses sofrendo as piores torturas ao lado de outros jovens argentinos.
O excelente filme de Adrián Caetano é baseado nas memórias do próprio Tamburrini, que numa noite, ao lado de mais três parceiros de infortúnio, decide fugir da prisão. Os torturados sabiam que não teriam pior destino do que a morte se não arriscassem fugir. Hoje, Tamburrini mora na Suécia. Um filme que dói, que faz a gente pensar como os seres humanos podem ser tão cruéis com os seus semelhantes.

No comments: