Sunday, October 01, 2006

Em Segredo (Grbravica)


Um filme de guerra sem guerra. Este é o mote do excelente Em Segredo (no original Grbavica - pronuncia-se Gribavitiza -, o bairro em Sarajevo onde houve muitos conflitos e mortes entre bósnios e sérvios em meados dos anos 1990). É um filme de desolação, de solidão, é um filme feminino, pois se os homens vão para a guerra, as mulheres ficam em casa cuidando dos filhos e expostas aos inimigos, correndo o risco de estupros e todo o tipo de tirania vindo do lado contrário.
Esma (Mirjana Karanovic) é uma dessas mulheres, que tem de cuidar da rebelde filha Sara (Luna Mijovic), que está entrando na adolescência, descobrindo a sexualidade e querendo saber o que houve com o seu pai, uma possível vítima e herói da guerra racial na ex-Iugoslávia.
Esma tem de se virar em vários empregos, procurar um novo amor para não se sentir tão só e ainda por cima arranjar 200 euros para que a filha possa viajar com os coleguinhas numa viagem de final de semana. Além disso, se recusa a falar para a filha o segredo: o que houve com o pai de Sara?
Em Segredo mostra uma Sarajevo ainda tentando se reestruturar depois da guerra genocida. Prédios destruídos, pessoas trabalhando em funções para que não se prepararam, como professores universitários se virando como leões-de-chácara. E o filme mostra ainda um frio incessante, muita neve, pois tudo em Sarajevo é gelado, diistante, triste. Alguns tentam se ajudar...mas a maioria pensa: cada um por si. Enfim, um filme de guerra sem a guerra.

No comments: