Tuesday, October 10, 2006

DÁLIA NEGRA


Dália Negra (The Black Dahlia), a transposição para a telona de mais uma obra-prima da literatura policial do escritor James Ellroy (Meus Lugares Escuros e L.A. Cidade Proibida) não é o melhor de Brian de Palma (Os Intocáveis). Porém não é tão ruim como andam dizendo por aí.
Dois policiais e ex-boxeadores, Josh Hartnett (Xeque-Mate e Pearl Harbour) e Aaron Eckhart (Obrigado por Fumar), quase vão à loucura ao tentar descobrir o assassino de uma garota de 15 anos que sonhava em ser atriz na Hollywood dos anos 1940. Brian de Palma peca por não conseguir reproduzir as cores da época - talvez se tivesse filmado em P&B o efeito fosse melhor, mas muita gente não iria ao cinema...o que conheço de gente que foge de filmes monocromáticos -, mas pode agradar aos fãs dos policiais noir, apesar de tudo.
A forma como é contada a história é boa, lenta e confusa como deve ser um filme do gênero, o que obriga o espectador a ficar atento a cada cena, a cada detalhe (alguém aí assistiu O Falcão Maltês, de John Huston, com Humprey Bogart? Uma das histórias mais confusas de todos os tempos e um clássico insuperável, mas totalmente incompriensível à primeira vista).
A bicampeã do Oscar Hillary Swank (Menina de Ouro e Meninos não Choram) é uma atrizona - e pensar que um dia ela foi garçonete e mãe solteira em Barrados no Baile...). E Dália Negra tem ainda Scarlett Johansson, cada vez mais linda e sensual. E aqueles lábios....

No comments: