Sunday, October 01, 2006

Breakfast on Pluto (Café da Manhã em Plutão)


Imagine ser homossexual e católico numa conturbada Irlanda na virada dos anos 1960 para os 70? É o que acontece com Patrick "Kitten" Bred (o excelente Cillian Murphy, o vilão de Batman Returns), que adora andar travestido na pequena e provinciana Cavan. Órfão, ele provoca a irritação da mãe adotiva e dos professores da escola em que estuda devido ao seu temperamento e sexualidade diferenciada. Seu sonho é encontrar a mãe, que o abandonou ainda benê na casa do padre interpretado por Liam Neeson.
Já amadurecido, Kitten decide ir para Londres em busca da mãe. Lá, vai parar no submundo, se prostituindo, se apaixonando e sendo assediado por homens que, por fora são heterossexuais, mas que no escuro das ruas londrinas, se soltam sem temor.
Mesmo numa Londres que vivia uma forte revolução cultural no começo da década de 1970, ele consegue provocar desconforto quando descobrem ser ele um homem e não uma mulher.
Além de tratar do tema do homossexualismo, Breakfast não esquece de outro problemão britânico: a eterna briga entre cristãos (com os militantes do IRA - Exército Repúblicano Irlandês) e protestantes, apoiados pelo governo de Londres.
O filme é genial e tem uma trilha sonora que vale a pena ser curtida e ouvida milhares de vezes. Neil Jordan, o diretor, que já tratara do tema do homossexualismo e do IRA em Traídos pelo Desejo, de 1992, acerta o pé num belo filme.

No comments: