Wednesday, April 14, 2010

COMO TREINAR SEU DRAGÃO








Ah, se alguns roteiros para filmes com atores de carne e osso tivessem a originalidade de obras animadas. COMO TREINAR SEU DRAGÃO (How to Train Your Dragon), direção de Dean DeBlois e Chris Sanders, é excepcional. Talvez perca na atualidade somente para Up - Altas Aventuras.
O trabalho de animação é de deixar o queixo caído - prestem atenção nos detalhes das escamas do dragão...
Um garoto viking, desajeitado e quase rejeitado pelo pai, sonha em ser como todos na aldeia: matador de dragões. E a aldeia, volta e meia, é atacada pelas bestas, que roubam os rebanhos, queimam as cabanas e matam algumas pessoas. Um dia, o menino captura um dragão, mas não consegue sacrificar o animal. Pelo contrário, tem sucesso em domar, secretamente, o bichano. Descobrindo, assim, como são os dragões na realidade. Seres não tão perigosos como os vikings imaginavam...mas não vou contar mais detalhes.
A história mostra o rito de passagem da infância para a adolescência, com descobertas, como, por exemplo, o amor e a amizade. E também tem um final surpreendente, com uma cena talvez nunca proporcionada por um filme que, convenhamos, está mais para o público adulto e adolescente do que infantil.
COMO TREINAR SEU DRAGÃO é uma adaptação do livro infantil homônimo escrito pela escocesa Cressida Cowell.
Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: