Wednesday, April 28, 2010

ZONA VERDE




Nenhum filme havia ainda tratado de forma tão contundente o erro estratégico que foi a intervenção militar norte-americana no Iraque no começo da década. Pois Paul Greengrass, diretor de A Supremacia e O Ultimato Bourne, põe o dedo na ferida com ZONA VERDE.
Ótimo ao mostrar aquilo que todo mundo já sabia: Saddam Hussein não tinha armas químicas em seu poderio. Mas na época da invasão não se tinha conhecimento do fato.E é neste período que transcorre ZONA VERDE onde um grupo tático do exército americano liderado pelo subtenente Roy Miller (Matt Damon) invade instalações iraquianas e nunca encontra nada. Para complicar o trabalho da equipe ainda existe uma briga de bastidores entre a CIA e os militares.
Além disso, os invasores encontram um país prestes a entrar numa sangrenta guerra civil, devido as diferenças etnias que pretendem herdar o poder de Saddam Hussein.
ZONA VERDE traz ainda aquela famosa câmera nervosa, marca registrada de Greengrass, deixando o espectador se sentindo como se estivesse num fliperama ou dentro da própria ação. O nome do filme, aliás, é referente a região de Bagdá severamente protegida, onde ficam as embaixadas e escritórios estrangeiros.
Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: