Sunday, April 04, 2010

EDUCAÇÃO












Com roteiro de Nick Hornby, autor de Um Grande Garoto e Febre de Bola, e baseado em romance autobiográfico de Lynn Barber, Educação (An Education, de Lone Scherfig), se passa na primeira metade da década de 1960 numa ainda conservadora Londres. A jovem Jenny (Carey Mullingan), 17 anos, sonha em não ter uma vida medíocre.
Seu destino já está mais ou menos traçado pelos pais: vai estudar em Oxford e depois exercer a profissão de professora. Mas Jenny imagina-se em Paris, fumando, ouvindo as canções da francesa Juliette Greco. Enfim, sendo livre. Até que conhece o trintão David (Peter Sarsgaard), que lhe proporciona o que ela desejava. Ele é tão sedutor, que ganha até a confiança da família de Jenny, o rígido pai, Jack (Alfred Molina, ótimo) e a desesperançada Majorie (Cara Seymour), que até deixam David levar a filha para um final de semana em Paris. E realmente, Jenny é uma gracinha e dá mesmo vontade de levá-la para sair - na realidade, Carey Mulligan tem 24 anos. E é sósia da sra. Tom Cruise, Katie Holmes.
Educação, no entanto, não é inovador e em determinado momento torna-se previsível. Mesmo assim é envolvente e retrata uma Inglaterra que logo passaria por grandes transformações sociais e culturais. Graças a mentes como a de Jenny e...de garotos como os Beatles e os Rolling Stones.
Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: