Thursday, August 11, 2011

A Árvore da Vida



Terrence Malick, assim como é um cineasta não muito profílico, tendo realizado apenas cinco obras em 38 anos, também não é de fácil assimilação. A Árvore da Vida, filmado em 2008 e lançado somente agora, é o melhor exemplo. Se Terra de Ninguém, de 1973, conquistava o espectador por sua simplicidade, este novo filme abusa de imagens oníricas, de pensamentos reflexivos, transformando suas quase duas horas e meia numa quase tortura. Remember Além da Linha Vermelha, de 1998.
Com roteiro do próprio Malick, relata a vida de uma família texana que perde um de seus membros (a morte de um jovem de 18 anos não é explicada). Mas irá afetar seriamente o relacionamento de um pai, que é vivido por Brad Pitt, e um dos garotos, que na fase adulta tem como intérprete Sean Penn. Jessica Chastain é a mãe, uma mulher carinhosa com seus filhos, enquanto que Pitt é um homem rígido, conservador e que exige sempre o máximo de todos.
A relação de todos é simbolizada pela evolução do mundo, desde o big bang, a formação do planeta Terra, os primeiros seres vivos. Imagens lindas, com trilha encantadora, mas que acaba extrapolando. É um filme de arte, e o próprio Malick confirmou ter levado quase quatro décadas para filmá-lo. Porém o resultado acaba sendo insatisfatório, pois seu vai e vem o torna quase incompriensível e cansativo. O espectador acaba agradecendo quando de seu término.
Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: