Tuesday, August 09, 2011

Quero Matar Meu Chefe



Quem nunca teve um arroubo e teve vontade de um dia dar um tiro ma cara de seu patrão? Atire a primeira pedra o inocente. Na comédia Quero Matar Meu Chefe, o ódio ao manda-chuva é o destaque. Não que o tema seja novo, sendo talvez a comédia mais deliciosa sobre o assunto Nine to Five, conhecida no Brasil com o nome de Como Eliminar seu Chefe, de 1980, com Jane Fonda, Lily Tomlin e Dolly Parton, e que durante muito tempo sucesso tremendo na Sessão da Tarde. Ou ainda mais recentemente Como Enlouquecer Seu Chefe, de Mike Judge (criador da patética dupla Beavis e Butt-Head), onde alguns amigos também sofrem nas mãos de um carrasco. É clássica a cena em que eles destroem uma máquina de fax aos chutes e cacetadas como se fosse um corpo.
Em Quero Matar Meu Chefe, de Seth Gordon, os amigos Nick, Kurt e Dale (Jason Bateman, Jason Sudeikis e P. J. Byrne, respectivamente) sofrem os horrores em seus trabalhos. Nick sonha com uma promoção que lhe é negada pelo nazista Dave Harken (Kevin Spacey). Kenny sofre o assédio sexual da dentista gostosa e ninfomaniaca Julia Harris (Jennifer Aniston) e Kurt tem um idiota viciado em cocaína na chefia de uma empresa química, Bobby Pallitt (Collin Farrel, quase irreconhecível, careca e lembrando muito Tom Cruise em Trovão Tropical).
O trio tenta contratar um criminoso para matar os seus chefes e acaba trombando com um vigarista de marca maior, Motherfucker Jones (Jamie Foxx), que passa o tempo citando clássicos do cinema. E que dá a sugestão para eles de um matar o chefe do outro, fazendo assim com que não recaiam suspeitas sobre eles. A ideia é tirada de Pacto Sinistro, do mestre Alfred Hitchcock, e também foi vista em Jogue a Mamãe do Trem, com Danny DeVitto e Billy Cristal.
Em muito tempo, uma comédia hollywoodiana não precisa apelar para escatologias e aí incluo os dois Se Beber Não Case, que são ótimos, mas vão fundo na nojeira. Os diálogos são hilários, espertos e gostei especialmente do baixinho P. J. Byrne, de Kevin Spacey e Jennifer Aniston, em muito tempo acertando a mão, fugindo daquelas comédias românticas em que está se especializando. E detalhe, a eterna Rachel, de Friends, estava também em Como Enlouquecer Seu Chefe, de 1999.
O final que deixa a desejar, pois traz aquelas indefectíveis perseguições sem graça de carro.
Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: