Thursday, August 11, 2011

Super 8



O criador de Lost, J.J. Abrams, surpreende ao fazer um filme em clima de sessão da tarde, o delicioso Super 8. O diretor não esconde que baseou-se em sua infância nos anos 1970 para criar a ambientação numa pequena cidadezinha no interior americano, onde as crianças podiam andar tranquilamente com suas bicicletas, construiam brinquedos, como trens, e tinham seus sonhos, não ficando trancadas em seus apartamentos jogando videogame.
A trama se passa no verão de 1979, quando quatro amigos pretendem passar o verão fazendo um filme de zumbi com uma câmera super 8 para inscrevê-lo num festival. Numa madrugada, acabam testemunhando um acidente violento quando uma caminhonete tromba com um trem, que acaba descarrilhando. Aliás, a cena é espetacular e até exagerada, e deixa escapar alguns furos, como o carro da garota que dá carona para eles não sofrer um arranhã. E uma caminhonete conseguir parar um trem e não ficar completamente destruída...
Por trás do acidente esconde-se um segredo que irá provocar desaparecimentos de moradores, de cães, e máquinas desgovernadas.
Super 8 não esconde a influência que J.J. Abrams sofreu de Steven Spielberg, que é um dos produtores executivos do filme. A família, a cidadezinha, as bicicletas. E claro, ET. Super 8 fala ainda do primeiro amor, da amizade. Ocorrem ainda citações de Goonies, Conta Comigo, Contatos Imediatos de Terceiro Grau e Cloverfield - Monstro. O melhor fica para o final, logo que os créditos começam a aparecer. É imperdível e faz a gente sair do cinema com um largo sorriso na cara. Os destaques ficam por conta do garoto Joel Courtney, que interpreta Joe Lamb, e de Elle Fanning, a irmã de Dakota, e que já foi vista em Um Lugar Qualquer, de Sofia Coppola. Aliás, a atriz de apenas 13 anos tem uma longa lista cinematográfica, tendo participado de mais de 20 filmes.
Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: