Tuesday, August 09, 2011

  Os Smurfs



Tenho uma relação sentimental com os Smurfs, que conheci ainda com o nome de Strunfs, lendo as histórias do belga Peyo na infância. Em algum momento, os duendes azuis tiveram os seus nomes trocados. Até hoje não sei por quê. Então quando ocorreu a cabine de imprensa (sessão exclusiva para críticos de cinema), fui correndo ver Os Smurfs, de Raja Gosnell.
Não me decepcionei, só que para curtir o filme, você tem de entrar no espírito infantil. Ao contrário das atuais animações, a trama não tem aquelas citações para atrair o público adulto. Apenas os pequenos são privilegiados. Isso, no entanto, não desmerece o filme, repleto de efeitos especiais.
Os Smurfs, pequenos seres azuis, são perseguidos pelo bruxo Gargamel (Hank Azaria, hilário e quase irreconhecível sob uma maquiagem perfeita), acabando por deixarem sua pequena aldeia e transportados para Nova Iorque. Na Grande Maçã, vão conviver com o casal Patrick (Neil Patrick Harris, de How I Meet Your Mother) e Grace (Jayma Mays, de A Conquista da Honra), que estão esperando o primeiro filho. Ele está ainda envolvido em uma campanha publicitária sob o comando da mandona Odile (a bela Sofie Vergara, de Modern Family), mas a contragosto vai tentar ajudar os duendes a voltar para casa.
Os simpáticos Smurfs são conhecidos por suas características, lembrando e muito os Sete Anões. Tem o Desastrado, o Gênio, o Zangado, o Locutor. E claro, o Papai Smurf, de 546 anos. E a sexy e meiga Smurfete, que revela como surgiu e como convive com 100 duendes. Muito divertido também é o gato de Gargamel, Azrael, que na tradução vira Cruel. O bichano faz caras e caretas sempre que o seu dono se dá mal.
Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: