Tuesday, August 23, 2011

Lanterna Verde



Na onda dos super-heróis nas telas, chegou a vez do Lanterna Verde, um personagem simpático, mas secundário no universo das histórias em quadrinhos (por favor, parem de falar ou escrever gibis, isto é um sacrilégio!). Por isso, talvez, apesar do esmero com os efeitos especiais, a preocupação com o roteiro ficou em segundo plano.
Dirigido por Martin Campbell, traz o surgimento do personagem, o primeiro humano a receber o anel verde e vestir o uniforme dos integrantes dos Guardiões da Galáxia, que têm a missão de policiar o universo. O humano é Hal Jordan (Ryan Reynolds e ex-marido de Scarlett Johansson), um audacioso e rebelde piloto, traumatizado pela morte do pai, que também pilotava jatos. Ele é um cara que não consegue se apegar a ninguém, e troca de mulheres como quem troca de roupas, apesar de ser apaixonado pela empresária Carol (Blake Lively, de Quatro Amigas e um Jeans Viajante). Apesar de se tornar um Guardião, Jordan tem de provar para os outros Lanternas Verdes, sim, cada planeta do Universo possui um destes soldados, ser um homem digno e corajoso. Originalíssimo, e isso é uma ironia. Seu treino é aquele de apanhar, apanhar, e desistir na primeira dificuldade. Só vai mudar de ideia quando a Terra passa a ser ameaçada de sumir quando um perigoso vilão, devorador de planetas, escapa e começa a exterminar todo mundo, aproveitando-se do medo que se esconde no coração dos incautos. Para combater o perigoso ser, Jordan tem de combater os seus próprios temores.
Reynolds e Lively fazem um casal sem muita química, sendo que ela é bem fraquinha. Porém ambos fazem uma cena engraçada, quando ele aparece na janela do escritório dela, trajando o uniforme e a máscara do Lanterna Verde. Carol olha para ele e diz: "Hal, é você?". Ele tenta disfarçar, mas ela dispara: "Você não pensou que iria se esconder atrás de uma simples máscara, né? Eu já te vi nu". E até hoje ninguém descobriu quem é o Super-Homem, que se esconde atrás de um óculos na identidade civil, Clark Kent...
O vilão é interpretado por Peter Sarsgaard, de Encontro Explosivo e Educação. Seu personagem é um cientista frustrado, apaixonado por Carol, mas feio e careca, não tem chances com ela. Pior quando ele sofre uma transformação e fica igualzinho ao Homem-Elefante. Faltou soltar a clássica frase "Eu sou um ser humano".
Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: