Wednesday, June 12, 2013

“Depois da Terra”




O filme surgiu após sonho de Will Smith e pedido para que o diretor M. Night Shyamalan desenvolvesse a ideia. Smith é um dos atores mais poderosos de Hollywood e Shyamalan é um diretor que após um início de carreira surpreendente, como em filmes como “Sexto Sentido” e a “A Vila”, começou a declinar, e nunca foi o que deveria ter sido. E isso fica claro na ficção científica “Depois da Terra”, onde os humanos acabaram expulsos e tiveram de encontrar refúgio em outros planetas.

Passados mais de mil anos da quase extinção, os humanos remanescentes lutam contra uma espécie de monstro cego, chamados de Ursa, que encontram como fortes inimigos soldados que ao não demonstrar medo, conseguem vencê-los. E o maior soldado é Cypher (Smith). Seu filho Kitai (Jaden Smith) quer seguir seus passos soldadescos, mas é recusado na academia militar. O garoto terá a chance de se recuperar e mostrar seu valor quando é convidado pelo pai a participar de uma missão, e a nave acaba caindo na Terra, agora um lugar hostil, habitado por animais quase pré-históricos e predadores. Com o pai machucado, Kitai terá de percorrer um território perigoso para recuperar sinalizador para avisar a base do acidente ocorrido.

“Depois da Terra” até tem certo suspenso, mas é previsível no momento em que sabemos que o garoto está ali para obter sua redenção. Sem contar que Jaden Smith, que surgiu bem no lacrimoso “À Busca da Felicidade”, é irritante, e a trilha sonora melosa incomoda mais ainda. Seu personagem é arrogante e careteiro. Will Smith não faz muita força, pois passa quase todo o filme sentado numa nave – e a produção peca neste aspecto, já que dá para ver muito descaradamente os plásticos, arames e tecidos usados na construção dos objetos usados nas filmagens.

Cotação: regular

Chico Izidro

No comments: