Wednesday, June 12, 2013

“Sem Proteção”


Robert Redford volta a dirigir um filme no terreno que mais gosta, o político em “Sem Proteção”. E de lambuja, trás de volta diversos atores veteranos, que não envergonham-se em mostrar seus rostos enrugados e envelhecidos, como a inglesa Julie Christie, musa sessentista de “Dr. Jivago” e “Fahrenheit 451), Nick Nolte, que apesar de ser uns 15 anos mais novo do que Redford, está muito, mas muito mais deotnado, Susan Sarandon, ainda bela, e Stanley Tucci.

A trama envolve revolucionários dos anos 1960, que após assalto frustrado a um banco e a morte de um guarda, acabam entrando na clandestinidade. Cerca de 40 anos depois, todos vivem vidas normais, formaram famílias, mas como nos Estados Unidos os crimes nunca prescrevem, continuam sendo caçados pelo FBI. O personagem de Redford, Jim Grant, agora é um advogado viúvo e pai de uma garota de 11 anos. Sua identidade real será revelada por um jovem jornalista de um pequeno jornal, Bem Sheppard (Shia LaBeouf) e por isso tem de voltar à clandestinidade, e tentar provar que sua participação no malfadado assalto foi pequena e que ele é inocente.

Redford sempre foi ótimo ator e diretor, carismático e inventivo. Suas histórias são sempre interessantes e reflexivas. Só que em “Sem Proteção”, que traz à tona momento emblemático dos Estados Unidos em meio à Guerra do Vietnã, quando parte da opinião pública começou a ser contra ela, a trama perde força do meio para o final. Redford discute o jornalismo investigativo, lembrando uma de suas grandes atuações, como o jornalista Bob Woodward, de “Todos os Homens do Presidente”. Mas não dá para levar fé quando Redford, 76 anos, pula uma cerca de mais de dois metros, e foge de policiais no meio da mata, carregando uma mochilinha...fica difícil acreditar.

E como é que os agentes federais e a polícia nunca conseguiram ver a gritante semelhança do advogado Jim Grant com o terrorista Nick Sloan – a única diferença é o bigodão preto usado pelo personagem nos anos 1960.

Cotação: regular

Chico Izidro

No comments: