Thursday, September 11, 2014

"Rio, Eu Te Amo"

A ideia é a mesma de "Paris, Eu Te Amo" e "Nova Iorque, Eu Te Amo". Diversos diretores contando histórias passadas nestes paraísos turísticos. Agora é a vez de "Rio, Eu Te Amo". E o resultado não poderia ser mais decepcionante. Em diversas esquetes, as ruas, morros e praias do Rio servem para o palco de várias histórias dirigidas por nomes como Fernando Meirelles, Cesar Charlone, John Turturro, Paolo Sorrentino, Carlos Saldanha e José Padilha, entre outros.

Mas elas não encantam. Começando com a história em que Fernanda Montenegro vive uma moradora de rua tentando convencer o neto (Eduardo Sterblitch, de Pânico na Band) que não pretende abandonar a mendicância, pois assim se sente viva e livre. Passa ainda pela esquete da esposinha mimada (Emily Mortimer) que sacrifica a vida do marido mais velho e cadeirante (Basil Hoffman). Mas mais absurdas ainda são as histórias de John Turturro discutindo a relação com a esposa, vivida pela feinha Vanessa Paradis, ou a do garçom vampiro interpretado por Tonico Pereira, cuja trama acaba num desfile de carnaval num morro carioca...

Lamentável. "Rio, Eu Te Amo" traz outras histórias, que nem valem a pena ser comentadas. Mas o certo é que nenhum diretor conseguiu acertar a mão neste filme que deixa uma sensação de mal-estar.

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: