Thursday, August 11, 2016

“A Conexão Francesa” (Le French)



Desde o título até a trama, remete diretamente ao clássico “Operação França”, de 1971 e ganhador do Oscar, onde era detalhado o tráfico de drogas da França para os Estados Unidos. Pois em ““A Conexão Francesa” (Le French), direção de Cédric Jimenez, retrata a máfia da droga na praiana Marselha entre meados dos anos 1970 até o início da década seguinte, e a luta de um juiz, Pierre Michel, para acabar com o tráfico.

Ele é interpretado por Jean Dujardin, que vira chefe de uma força tarefa para combater os traficantes, encarnado na figura de Tany Zampa (Gilles Lelouche, ótimo). Vivendo de fachada como empresário da noite e bom pai, Zampa controla o tráfico na cidade francesa, e é cruel com seus opositores. O embate entre eles é sensacional.

O filme traz cenas de perder o fôlego, e tem uma reconstituição de época excepcional – afinal, a história como já disse, se passa entre 1975 e 1981, ano da eleição do socialista François Miterrand à presidência da França, fato que deu força para que Pierre Michel conseguisse combater com mais eficácia o tráfico.

Duração: 2h15min
Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: