Thursday, August 18, 2016

"Ben-Hur"



A produção de 1959 é uma das mais perfeitas já feitas na história do cinema. Então para que fazer uma refilmagem? Para que mexer no que deu certo? Coisas da indústria cinematográfica.

"Ben-Hur", dirigido por William Wyler e protagonizado por Charlton Heston, tem 212 minutos de duração, que passam voando. Tudo é perfeito, passando pelos cenários, figurinos, montagem e atuações, ganhando 11 Oscar. O filme de 1959 já era uma refilmagem, a terceira adaptação cinematográfica - as outras foram feitas em 1907 e em 1925. A história é baseada no romance Ben-Hur: Um Conto do Cristo, de 1880, de Lew Wallace.

Agora chega as telas uma nova versão, dirigida pelo pelo cazaque Timur Bekmambetov. A história é bem conhecida: o judeu rico da Judeia Judah Ben-Hur foi criado ao lado do romano Messala. Os dois são como irmãos, mas Messala quer mais da vida e parte para servir as legiões romanas - estamos no ano 26 DC. Ao voltar para a Judeia, que é controlada pelos romanos, ele pede a ajuda de Ben-Hur para controlar os rebeldes, mas não é atendido.

Após um acidente envolvendo o governador romano da região, Pôncio Pilatos, Judah Ben-Hur é falsamente acusado e enviado por Messala para as galés, onde ficará vários anos - e sem saber o que ocorreu com o restante da família, a mãe e a irmã. Anos depois Ben-Hur volta para a sua região e só pensa em vingança contra Messala - que vai culminar na famosa cena da corrida de bigas.

A nova versão tem apenas 2h02min. E não é um filme ruim, mas tudo é tão rápido, sem as sutilezas do clássico da década de 1950. E o protagonista Jack Huston (Ben-Hur) é fraco, Tobby Kebell (Messalah) é esforçado, e o brasileiro Rodrigo Santoro interpreta Jesus Cristo, que na versão de 1959 nunca tinha o rosto mostrado. O longa conta ainda com a presença do veterano Morgan Freeman, que vive o mecenas africano que acolhe Judah-Ben-Hur (na versão anterior, o papel era vivido pelo britânico Hugh Griffith como o sheik árabe Ilderin). Melhor ficarmos mesmo com o clássico de William Wyler.

Duração: 2h02min

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: