Thursday, August 18, 2016

"Negócio das Arábias" (A Hologram for the King)



O filme começa com Tom Hanks cantando uma versão sobre o fracasso humano utilizando o som de um clássico do Talking Heads, "Once in a Lifetime". E logo veremos o personagem Alan Clay se dirigindo para a Arábia Saudita em "Negócio das Arábias" (A Hologram for the King), dirigido por Tom Tykwer. O objetivo de Clay é vender ao rei saudita uma tecnologia holográfica. Mas ele verá que as coisas não serão tão fáceis. Sem contar que sua vida é um desastre.

Na próspera cidade de Jeddah, Clay fará amizade com um taxista árabe, amante da música norte-americana, principalmente Chicago - a cena em que Clay fica incomodado com a música do grupo é hilária. Mas nada parece funcionar, pois os sauditas não dão muita bola para o americano, que se vê perdido e incomodado com o pouco descaso. Só que aos poucos ele vai conhecendo as coisas ilegais do país, regido por um forte sistema religiosa islâmico. E se envolverá com uma bela médica, Zahra (Sarita Choudhury), que o fará repensar toda a sua vida.

"Negócio das Arábias" mostra o renascimento de um homem que via a sua vida se esvair, mas que acaba se reinventando. Um filme divertido, ao mostrar as diferenças entre duas fortes culturas. Vale uma olhada.

Duração: 1h37min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: