Thursday, August 04, 2016

"O Caminho Para Berlim" (Doroga na Berlin)




Um filmaço de guerra. E como a II Guerra Mundial é, desculpem o trocadilho, campo fértil para milhares de histórias que foram contadas e que serão contadas. Em "O Caminho Para Berlim" (Doroga na Berlin), direção de Serguei Popov, e Baseado no romance “Dois na Estepe” de Konstantin Simonov e e nos diários de guerra de Konstantin Simonov, é mostrada a história do soldado Ogarkov (Yuri Borisov), condenado à morte por fuzilamento por ter demonstrado covardia durante um ataque alemão em uma aldeia em 1942.

Após o julgamento, Ogarkov fica sob os cuidados de um soldado cazaque, Djurabaev (Amir Abdykalykov). Os dois têm de cruzar as estepes, escapando das tropas alemãs, para chegar ao local onde será aplicada a pena. O cazaque, analfabeto e rigoroso, não pensa muito e tem olhos apenas sua missão: cuidar do condenado, mesmo que este durante o percurso consiga demonstrar a valentia que lhe faltou no começo.

As cenas de batalhas são extremamente bem filmadas, assim como a reconstituição das aldeias russas. Amir Abdykalykov está ótimo no papel do soldado sem muita visão, quase um robô, e que não consegue soltar um sorriso.

Duração: 1h25min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: