Thursday, August 03, 2006

Obrigado por Fumar


Obrigada por Fumar

O cigarro faz mal. Mata mais do que armas e álcool, porém Nick Naylor (Aaron Eckhardt, sósia do novo técnico da Seleção Brasileira, Dunga) é pago pela indústria do tabaco para provar o contrário. A convencer as pessoas de que a nicotina não faz mal. Desse modo, ele é perseguido pelo senador Ortolan Finisterre (William H. Mace - aliás, você sabia que no começo do livro No Coração do Mar, a história real que inspirou Moby Dick, de Nathaniel Philbrick, é citado um pescador com o mesmo nome do ator e que viveu no início do século XIX?). Mace, aliás, é conhecido por sua participação em filmes como Fargo e Jurassic Parc.
Bem, voltemos ao filme. Naylor vive um conflito moral, pois tem um filho entrando na adolescência. E se o garoto quiser fumar, o que ele fará? Deixar o garoto propenso a pegar um câncer ou dizer: não faça isso, que é prejudicial à saúde.
Naylor, porém, tenta não se deixar influenciar por isso e segue em viagens pelos Estados Unidos vendendo uma boa imagem dos cigarros, mesmo quando é seqüestrado e passa a correr o risco de morte caso coloque outro cigarro na boca, devido a uma sabotagem de seus raptores em seu corpo.
Ao mesmo tempo que é hilário, o filme faz pensar e imaginar: se o cigarro mata, por que tanta gente ainda insiste em colocar fumaça para dentro do corpo? Bom, as empresas de tabaco só têm a dizer: Obrigado por fumar!

No comments: