Wednesday, August 30, 2006

Miami Vice


Nos anos 1980, recordo que um dos poucos seriados que eu me dignava a parar na frente da tevê para assistir era Miami Vice, que passava às quartas-feiras no SBT, lá pelas 23h. Era fã de Don Johnson (James Sonny Crockett) e Philip Michael Thomas (Ricardo Tubbs), detetives disfarçados que lutavam contra o tráfico de drogas numa paradisíaca Miami. As músicas e as roupas marcaram época neste seriado, que foi ao ar entre 1984 e 1989. Ombreiras, cabelos "mullets"...Crockett morava numa lancha e tinha como bichinho de estimação um crocodilo. O chefão dos dois era o mau-encarado Edward James Olmos (de Blade Runner), com o rosto todo marcado pela varíola.
Agora, o "adorado" seriado vai parar no cinema. E ao contrário de outras incursões de enlatados para as telas, que lamentavelmente destruíram com os seus antepassados, como Perdidos no Espaço, Starsky e Hutch - Justiça em Dobro, A Feiticeira e As Panteras I e II (bem, este pelo menos até era um pouco divertido e tinha as belas Lucy Liu e Cameron Diaz e a engraçadinha Drew Barrymore), apesar de não ter o mesmo charme cool de seu irmão televisivo oitentista, é um "baita" filme. A dupla de policiais que se infiltram em duas quadrilhas de traficantes, uma latina e a outra de neonazistas para tentar capturar um chefão do tráfico, é formada por Colin Farrell (O Novato, Por Um Fio e O Demolidor) como Sonny Crockett e o oscarizado Jamie Foxx (Ray e Colateral), que interpreta Tubbs.
Se na série que originou o filme não havia tanta carnificina, agora ocorrem diversas cenas violentas. São tiros à queima-roupa, fuzilamentos, explosões. E tudo num ritmo muito rápido, mas o espectador tem tempo para respirar e se fixar na trama, por vezes complexa.
Mas sabemos que a dupla de heróis, por mais que se meta com os piores tipos de criminosos, vai sempre se dar bem - bem até demais, como o personagem de Farrell, que tem como par romântico (e para quem admira mulheres orientais como eu) um prato cheio chamado Gong Li (Lanternas Vermelhas e Adeus, Minha Concubina), esbanjando beleza.
Só que desta vez Sonny Crockett não mora numa lancha e aparece com um bigode e um cabelo comprido que lhe dá um ar de pistoleiro mexicano - ao contrário de Don Johnson, que estava sempre com a barba feita, de terninho e sapatos brancos e sem meias.
Faltaram a abertura e a musiquinha instrumental que marcaram a série. Quem viu, não esquece...cenas do cotidiano e da flora e da fauna da cidade do sul dos Estados Unidos, mais exatamente da Flórida.
Ah, Miami Vice tem a direção de Michael Mann, o homem por trás do seriado original. E ele teve a feliz idéia de não fazer homenagens idiotas, pois não deu nenhuma pontinha para os antigos atores da série. Ufa...Enfim, Miami Vice é um filme para ser visto e revisto, apesar de suas duas horas e meia de duração.

No comments: