Thursday, February 14, 2008

Elizabeth: A Era do Ouro



Cate Blanchett não tem mais nada a provar. É uma excelente atriz, como fica provado mais uma vez em Elizabeth: A Era do Ouro, do diretor indiano Shekhar Kapur. A dupla já havia trabalhado junto em 1998, na primeira parte da história da chamada Rainha Virgem. Agora, o filme retrata o período Elizabeth defendeu seu império protestante contra a católica Espanha, em 1588.
Mas nem sempre boas atuações rendem um bom filme. O elenco é de primeira, com Clive Owen (no papel de Walter Raleigh, o explorador inglês e interesse romântico da rainha) e Geoffrey Rush como o conselheiro Francis Walsingham. E a beleza Abbie Cornish como Bess, uma das damas-de-honra da rainha. A loirinha já fora vista em Candy, com o falecido Heath Ledger, e lembra uma Nicole Kidman mais fofinha.
Mas voltando ao filme. A rainha Elizabeth tem de se preocupar com as traições de sua prima Mary Stuart (Samantha Morton, de Minority Report e Terra de Sonhos), que reclamava para si a coroa inglesa e que acabaria "tendo o pescoço separado do corpo", e a guerra contra os espanhóis. E o filme derrapa. Ocorrem erros históricos crassos, apesar do cuidado com o visual da época, e os atores quase declamam as falas, dando um ar quase teatral. E isso, apesar de ajudar no entendimento do inglês, acaba dando sono aos mais impacientes.

No comments: