Thursday, February 21, 2008

Sangue Negro (There Will Be Blood)



O novo filme de Paul Thomas Anderson Sangue Negro (There Will Be Blood) deveria se chamar Onde Os Fracos Não Têm Vez. Sim, o nome da trama dos Irmãos Coen poderia ser usurpada por esta obra-prima moderna, que traz ares de Giant - Assim Caminha a Humanidade, Cidadão Kane e até mesmo Era Uma Vez no Oeste.
Nos primeiros 15 minutos do longo filme - são cerca de 2h40min - se ouve apenas o som das máquinas perfuradoras e do vento do oeste americano, lembrando o silêncio perturbador do faroeste de Sérgio Leone. E depois disso, Sangue Negro descamba para a briga de um homem contra o mundo no começo do século passado. Ele é Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), que tem como objetivo de vida se tornar o mais rico de todos na face da terra, não importa quem ele atropele pelo caminho.
O seu contraponto é o pastor Eli (Paul Dana). Os dois protagonizam um destruídor duelo, cada um em sua ideologia. Um é movido a dinheiro e o outro pela fé. E por isso o trocadilho do começo do texto. Os fracos não têm vez neste oeste selvagem e implacável.
O britânico Daniel Day-Lewis já conhecemos desde a década de 1980, quando despontou em A Minha Adorável Lavanderia. Porém ele deixou muita gente boquiaberta em Meu Pé Esquerdo. Agora chega à maturidade. E Dana é um emergente, mas que promete muito, vide o recente Pequena Miss Sunshine, em que interpreta o irmão silencioso da protagonista.
O ganancioso Daniel Plainview queria o mundo aos seus pés. Mas quem consegue isso é Daniel Day-Lewis e Paul Thomas Anderson. Pelo menos quem gosta de cinema, se curva.

No comments: