Wednesday, September 29, 2010

Wall Street 2 - O dinheiro nunca dorme



Gordon Gekko (o ótimo Michael Douglas) está de volta em Wall Street 2 - O dinheiro nunca dorme, do controvertido diretor Oliver Stone. A história se passa 20 anos depois da primeira parte e inicia com Gekko saindopres da prisão, após oito anos preso. Então passam-se mais oito anos e ele está lançando um livro sobre o mercado financeiro e suas falcatruas. É 2008 e o mundo vê se aproximar uma derrocada financeira. Os investidores e especuladores estão em polvorosa com o crack da bolsa de valores, considerado pior do que o de 1929.
Nesse emaranhado de intrigas e traições, Jacob Moore (Shia LeBoeuf) está para se casar com a bela Winnie (Carey Mulligan, cada vez mais a cara de Katie Holmes) e ganha de seu chefe, um poderoso chefão de Wall Street, um cheque de um milhão e 400 mil dólares. Está milionário. Mas da noite para o dia perde tudo, assim como seu chefe, Lewis Zabel (o veterano e sempre ótimo Frank Langella), que com a falência de sua empresa, acaba se suicidando.
Jacob decide vingar a morte de Zabel, que teria sido provocada pelo infame Bretton James (Josh Brolin, excelente). Para obter seu intento, ele acaba se aliando a Gekko, escondido de Winnie, que odeia o pai e não quer o noivo envolvido com ele.
Em Wall Street 2 - O dinheiro nunca dorme todos mentem o tempo todo, segredos são guardados a sete chaves e mesmo um choro emotivo pode não passar apenas de choro de crocodilo. Mas Stone, no final, é condescendente, meio que dizendo que o pior dos canalhas tem direito ao perdão.
Por ser um filme que trata dos bastidores financeiros, por vezes sua compreensão fica dificultada em alguns diálogos específicos. E o diretor não economiza numa das pragas do cinema moderno, ou seja, aquela câmera que treme nervosamente. Mas o visual impressiona e a atuação do elenco é de tirar o chapéu, principalmente Michael Douglas, num personagem que já entrou para a história. E não deixe de prestar atenção numa rápida participação de Charlie Sheen, que era um dos personagens centrais do filme de 1987.

Cotação: bom
Chico Izidro
twitter: @chicoizidro

No comments: