Saturday, February 05, 2011

Cisne Negro



Obessão, paranoia, a busca da perfeição, traições, sexualidade à flor da pele. Estes são alguns dos elementos presntes em Cisne Negro, de Darren Aronofsky. A bela Natalie Portman, que foi revelada para o mundo no cult O profissional, tem atuação arrasadora como a dançarina Nina, que prepara-se para estrelar o balé O lago do cisne, de Tchaikovsky. Pressionada pelo diretor Thomas Leroy (Vincent Cassel, excelente), um ditador perfeccionista e pela mãe opressora vivida pela outrora bela Barbara Hershey (de Hannah e suas irmãs), Nina começa a surtar, tendo alucinações, perdendo aos poucos a noção da realidade e de sua própria identidade.
E não bastasse isso, a dançarina ainda sente-se ameaçada por outra dançarina, Lily (a linda Mila Kunis, de That's 70 show), que aparenta ser uma amiga preocupada, mas esconde um lado sombrio e maligno, e com o "fantasma" da antiga titular do posto, Beth MacIntyre (a musa dos anos 1990 Winona Ryder), que não consegue aceitar ter sido colocada de lado por causa da idade.
Cisne Negro mostra bem a dualidade da personagem de Nina, que tem de ser perfeira, ao mesmo tempo que vai perdendo a noção da realidade, automutila-se, vê seu próprio rosto em outras pessoas e sente-se atraída sexualmente pelo diretor e por Lily. As duas belas musas, inclusive, protagonizam uma cena de lesbianismo impactante. Não bastasse isso, Darren Aronofsky não poupa nos closes em unhas quebradas e dedos sangrando.
O filme se mostra perturbador, sendo até difícil classificá-lo. Seria um drama psicológico, terror? Bom, resta ao espectador assistir Cisne Negro e tirar suas próprias conclusões.
cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: