Thursday, February 17, 2011

O ritual



O Vaticano alega realizar centenas de exorcismos por ano. Em O ritual, a história seria baseada em fatos reais acontecidos na Itália com um padre, que hoje cumpre a atividade em Chicago.
Discute-se no filme dirigido por Mikael Hafström a fé e a perda dela, na figura do padre Michael Kovac (o fraco Colin O'Donoghue), que deseja largar a batina, mas é convencido a realizar um curso sobre exorcismo em Roma. Na Cidade Eterna, vai se deparar com o Padre Lucas (Anthony Hopkins, lamentavelmente trabalhando para pagar o aluguel), que tenta exorcizar a jovem Rosario (Marta Gastini).
Michael acha tudo muito estranho ao ver o primeiro ritual e pergunta ao veterano: "é só isso?".
E ouve como resposta? "você queria o quê? Sopa de ervilha?, lembrando o clássico O exorcista, de William Friedkin, de 1973, e que O ritual copia descaradamente, apesar de alegar ser baseado em fatos reais.
Além do desperdício do talento do eterno Anthony "Hannibal" Hopkins, a brasileira Alice Braga é outra a ter embarcado nesta canoa furada, tendo uma atuação beirando a mediocridade como uma jornalista investigativa.
E não dá para esquecer a rápida participação do ex-replicante Rutger Hauer. Seu personagem é sub-aproveitado. Talvez ele também tenha participado do filme para juntar uns trocados para a aposentadoria.
cotação: ruim
Chico Izidro

1 comment:

Elias Ricardo said...

VC está enganado, vc não sabe nada de cinema, vc só quer aparecer...e dá nisso, apenas comentários mediocres sobre este filme, que é muito bom...
abs...