Thursday, February 17, 2011

O vencedor



O vencedor (The fighter), de David O. Russel, é um filme perfeito, em que o boxe que é o tema central, e retratando pessoas comuns que tentam se reerguer. E para conseguir isso, têm de comer literalmente o pão que o diabo amassou.
O vencedor romanceia a vida dos irmãos boxeadores Dickie Ecklund e Irish Mark Ward. O primeiro teve seu melhor momento na carreira quando nocauteou a lenda vida Sugar Ray Leonard em 1978, só que acabou se afundando no crack. Ele é interpretado magistralmente por Cristian Bale, que para fazer o papel perdeu dezenas de quilos. O que não é incomum em sua carreira, vide O operário ou O sobrevivente.
O outro irmão é Irish Mark Ward, vivido por Mark Walhberg, que tenta obter sucesso para deixar de ser um operário que recapea ruas e poder ter mais contato com a filha, que mora com sua megera ex-esposa. O problema é que ele manipulado pelo irmão mais velho e pela mãe, Alice (Melissa Leo, outra que tem ótima participação como uma típica perua americana e que pôde ser vista em 21 Gramas). Sua trajetória começa a mudar quando troca de empresário e conhece Charlene (a belíssima Amy Adams, de Encantada). Só que compra uma briga tremenda com a família, um bando de sanguessugas - reparem nas sete irmãs de Irish e Dickie. São hilárias e com aquelas caras de norte-americanas gordas e com cabelos exóticos (recordam-se daqueles penteados tipo Mötley Crue e Poison? iguais).
O vencedor, cujo título nacional já entrega o final, ainda traz cenas muito bem filmadas de boxe, com closes detalhados de rostos espancados. Um filme de superação e que não apela, mesmo nos momentos em que mostra um documentário relatando a degradação física e moral de Dickie Ecklund.
cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: