Tuesday, April 19, 2011

Fora da Lei



A Batalha de Argel, de Gillo de Pontecorvo, é o melhor clássico sobre uma revolução, no caso a independência da Argélia em 1962. Todo ele foi filmado na capital argelina ainda na década de 1960, mostrando os atos extremos de violência entre os nativos e os colonizadores franceses.
Mais de quatro décadas depois, a libertação do país africano é revista em Fora da Lei, de Rachid Bouchareb. A história é centrada na vida de três irmãos que são expulsos de suas terras, acabando por viver separados por alguns anos.
O mais velho, Messaoud (Roschdy Zem) entra no exército francês e serve na guerra da Indochina, Abdelkader (Sami Bouajila) participa do movimento de libertação da Argélia e passa anos preso na França. Já o caçula Said (Jamel Debbouze) entra para o submundo, onde vira gigolô, mas depois passa a ser proprietário de uma boate e empresário de boxe.
Ao contrário da Batalha de Argel, onde a ação se passa toda no continente africano, Fora da Lei mostra os atos terroristas da Frente de Libertação Nacional (FLN) em território francês. Além disso, a reconstituição de época vale a pena ser registrada, inclusive com as favelas onde os imigrantes argelinos e marroquinos viviam na periferia da capital francesa.
O trio de protagonistas Zem, Bouajila e Debbouze esteve também presente em outro filme de Rachid Bouchareb, o também excelente Dias de Glória, que mostrava a presença de soldados africanos no exército francês durante a Segunda Guerra Mundial. Debbouze é um ator com uma forte característica, pois a sua mão direita é defeituosa e ele passa os filmes com ela no bolso.
Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: