Friday, April 01, 2011

Jogo de Poder



Hoje sabemos que a Guerra do Iraque começou com uma farsa do governo George W. Bush. O patético presidente autorizou a invasão do país de Saddam Hussein em 2003 sob a alegação de que o ditador estava preparando armas químicas para destruição em massa. Foi um grande erro. E de conhecimento da agente secreta da CIA Valerie Plame e de seu marido, o ex-diplomata Joe Wilson. Os dois acabaram tendo suas vidas arruinadas e considerados traidores da nação por denunciar o erro de Bush.
Jogo de Poder é um excepcional filme dirigido por Doug Liman e interpretado quase a perfeição pela bela Naomi Watts (de King Kong) no papel de Valerie Plame e o cada vez melhor Sean Pean como Joe Wilson.
Valerie é uma profissional competente que comanda equipes investigativas em quase todo o mundo e se atém no governo iraquiano, que estaria produzindo as tais armas de destruição em massa. Com a ajuda do marido, acaba descobrindo que o Iraque não tem a mínima condição de fazer tal trabalho e que seus cientistas são peupérrimos.
Mesmo com os relatórios da CIA, Bush determina a a invasão. Wilson tenta desmentir o governo e este retalia, expondo a verdadeira função de Valerie, que tem assim a sua carreira arruinada.
O casal passa também a ser perseguido pela mídia e por ameaças de nacionalistas e quase tem o casamento arruinado, até provar que estava certo. E que a guerra produzida por Bush foi um erro estratégico tremendo.
Jogo de Poder prende do primeiro ao último minuto, quando vemos na tela a verdadeira Valerie Plame depondo no Congresso. Claro, antes de provar a inocência dela e do marido, muito chão teve de ser percorrido. E o filme mostra isto com incrível destreza.
Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: