Thursday, April 28, 2011

A Garota da Capa Vermelha



Meu deus, primeiro emascularam os vampiros. Agora Lobo Mau é mau, mas nem tanto assim.
A Garota da Capa Vermelha, de Catherine Hardwicke, que dirigiu o primeiro filme da horripilante sagra Crepúsculo, não por se tratar de vampiros, mas pela ruindade mesmo, traz à tela uma versão moderna do Chapeuzinho Vermelho. Mesmo que se passe na Idade Média.
A tal garota da capa é Valerie (Amanda Seyfried, de Mamma Mia e Meninas Malvadas) é apaixonada pelo lenhador Peter, mas está prometida ao ferreiro Henry, pois sua posição social na aldeia é superior. Ela e o namorado planejam fugir, mas têm os planos alterados depois que a irmã dela é morta e um padre inquisidor chega ao local garantindo que as mortes não são praticadas por um lobo comum e sim por um lobisomem. E que este pode se esconder na forma humana como um dos aldeões.
Cria-se então o mistério: quem é o monstro escondido entre os humanos.
Porém vendido de filme de terror com romance infanto-juvenil, A Garota da Capa Vermelha não decola. Culpa do roteiro fraco, da trilha sonora pop melosa demais, e das atuações precárias dos atores. Aí incluído Gary Oldman como um padre se não histérico, careteiro ao extremo. Amanda Seyfried tem um dos rostos mais bonitos do cinema atual. Mas lhe falta carisma e ela é fraca. Nem tanto, porém, quanto os dois rapazes que disputam seu coração. Shiloh Fernandez, que interpreta Peter, é tão sem expressão, que as pessoas comentam mais o seu cabelo moderninho demais do que sua atuação.
O toque Crepúsculo está presente com Billy Burke, que aqui faz o pai de Valeria. Na série dos vampiros, ele é o pai de Bella. Ah, quem curtiu cinema nos anos 1960 pode curtir um pouco Julie Christie, uma das mulheres mais lindas de sua época, vide Dr. Jivago, e que aqui faz a vovó.
Ia esquecendo de falar da Chapeuzinho Vermelho. A capa de Valeria e até mesmo o famoso diálogo entre a heroína e sua vovó estão presentes no longa: para que estes olhos tão grandes? para melhor te ver; para que este nariz tão grande? para melhor te cheirar...
cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: