Thursday, May 10, 2012

As Idades do Amor

Para falar de amor, nada como os italianos e os franceses. O melhor filme deste século sobre o assunto, por enquanto é o reflexivo O Último Beijo, do italiano Gabriele Muccino, de 2004. Pois tratando-se de amor, a cinesérie "As Idades do Amor", no Brasil, ou "Manuale D'Amore 3" na Itália, nos deixa co aquela sensação no coração de que todos precisam de alguém para amar. Em 3 curtas dirigidos por Giovanni Veronesi, a visão sempre romântica e engraçada de nossos irmãos latinos em várias fases da vida.
A primeira história, no entanto, é fraca, contando a dúvida de um jovem advogado que noivo, faz uma viagem a negócios, conhece outra mulher e fica em dúvida se deve ou não casar ou ficar com a loira ardente que lhe tirou do sério. O segundo conto é hilário, onde um apresentador de tevê, já com seus 60 anos, casado há décadas envolve-se com uma bela morena, Micol (Laura Chiatti). Ela, porém, é maniaco-depressiva e passa a perseguí-lo e chantageâ-lo depois de uma transa, onde Fabio (o divertido Carlo Verdone) imita alguns animais para satisfazer o desejo da garota.
O grande trunfo de "As Idades do Amor", chega na terceira história, onde Roberto de Niro interpreta seu melhor papel em muitos anos, sem apelar para aquelas suas caretas. Ele vive Adrian, um professor de história que após a aposentadoria e já beirando os 70 anos, vai morar em Roma, acreditando que nunca mais irá se envolver com nenhuma mulher. A única que tenta algo com ele é prontamente rechaçada.
Só que suas convicções vão por água abaixo quando ele conhece a filha do zelador do prédio onde reside. E ela é nada mais, nada menos do que Viola (Monica Belucci, que aos 40 anos esbanja beleza e sensualidade). Duas cenas valem muito a pena. Numa, De Niro finge fazer jogging pela Cidade Eterna para impressionar Viola numa manhã de sol escaldante. E em outra, maravilhosa, ele faz um streaptease sob o comando de Viola, uma ex-dançarina de pool dance.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: