Thursday, May 10, 2012

Piratas Pirados

Sempre é bom repetir: certos tipos de desenhos animados não são ideais para a criançada. "Piratas Pirados", de Jeff Newitt e Peter Lord, um dos criadores de A Fuga das Galinhas, insere-se nesta tradição. A petizada até se encanta com as cores vivasm, os bichinhos, mas passa batida na trama e nas citações a outros filmes, livros, músicas. Ou seja, os adultos são os agraciados.
"Piratas Pirados" é feito com massinha. Um trabalho elaborado, cuidadoso e que leva muitos, muitos anos para ser concretrizado. Aqui, o Capitão Pirata comanda uma trupe de perdedores que singra os sete mares em busca de tesouros, mas sempre com insucesso. E o sonho do Capitão é conquistar o prêmio de Pirata do Ano. Nunca consegue e vira motivo de deboche dos demais corsários. Ele não sabe, mas tem em seu navio o maior dos tesouros do Século XIX, passando a ser perseguido por Charles Darwin, ele mesmo, o naturalista inglês, e a Rainha Vitória. As duas figuras históricas são os vilões da história. Isso mesmo, os diretores não tiveram pudor em aprontar tamanha iconoclastia.
Sem contar que os diálogos são deliciosos, algumas adaptadas para o público brasileiro - exemplo quando dois personagens citam o clube de futebol Vasco da Gama. E quando escrevo que os adultos são privilegiados neste belo filme. É só falar das aparições da escritora Jane Austen e do Homem-Elefante. E a trilha sonora, com direito a London Calling, do Clash.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: