Thursday, May 31, 2012

Diário de Um Jornalista Bêbado


Hunter S. Thompson foi o pai do jornalismo gonzo, aquele onde o repórter faz parte viva da ação. Em 1998, o ex-Monty Pithon Terry Gilliam levou às telas Medo e Delírio, com Johnny Depp no papel do jornalista e as experiências lisérgicas durante uma viagem a Las Vegas.

Agora, o eterno Edward Mãos de Tesoura volta a viver Thompson em "Diário de Um Jornalista Bêbado", direção de Bruce Robinson. O longa retrata o período em que o jornalista, aqui batizado como Paul Kemp, viveu em San Juan de Porto Rico, no começo dos anos 1960. O jornalista foi parar lá para trabalhar no quase falido jornal San Juan Star.

Muitas bebedeiras, festas e uso de drogas faziam parte do cotidiano de Paul Kemp, alter ego de Thompson, em San Juan. O repórter ainda se envolve com a namorada de um americano ricaço da ilha, Sanderson (Aaron Eckhardt), que pretende construir um condomínio para turistas americanos numa das ilhas paradisíacas de San Juan. E Sanderson pede que Kemp faça matérias favoráveis ao empreendimento.

Só que o jornalista entra num choque de realidade, pois ao mesmo tempo que verifica os gordos turistas americanos esbanjando, constata a precária situação em que vivem os nativos.

Depp, como sempre, está ótimo, mesmo que já aos 50 anos, interprete um personagem que tem 20 e poucos anos. Os coadjuvantes, principalmente Michael Rispoli como o jornalista desleixado Sala, e Giovani Ribisi no papel do fotógrafo sueco e admirador de Hitler Moburg, também destacam-se, dando um toque mais trash à produção.

Aqueles anos 1960 eram, ainda, uma época em que o jornalismo era romântico, onde se fumava e se bebia sem o mínimo da moderação. E Diário de Um Jornalista Bêbado, no original The Rum Diary, explicita muito bem isso.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: