Thursday, May 24, 2012

O Corvo

"O Corvo" não é uma refilmagem do filme homônimo de 1994, com Brandon Lee, o filho de Bruce Lee, e que morreu durante as filmagens. O thriller policial de 2012 bebeu na fonte da obra e na vida do escritor e poeta americano Edgar Allan Poe (1809/1849).

Poe, aliás, é o protagonista da trama, que gira em torno de um serial killer que baseia-se nas obras do escritor para cometer seus crimes em Baltimore no final da década de 1840. O diretor James McTeigue não poupou fortes cenas de tortura, esquartejamento, degolamentos e dissecações. Como os assassinatos são idênticos aos escritos de Poe, ele acaba sendo o principal suspeito. Falido, bêbado, Poe poderia estar querendo publicidade para seus livros e recuperar seus dias de fama e casar com a riquinha Emily (Alice Eve, que pode ser vista também em Homens de Preto 3).
Poe, provando ser inocente, é cooptado pela polícia para ajudar a encontrar o serial killer, o que será uma grande surpresa, e nisto está o ganho do filme.

Evidente que a história é totalmente ficcional. E John Cusack exagerou na dose de sua composição de Edgar Allan Poe. O escritor, como mostrado em "O Corvo" era mesmo um alcoólatra e morreu jovem, com apenas 40 anos, encontrado no meio da rua completamente fora de si, sem falar coisa com coisa. Porém no filme, ele ficou muito por demais caricato, e próximo do também errático e histriônico, esse sim, personagem de ficção Sherlock Homes, vivido por Robert Downey Júnior.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: