Thursday, May 10, 2012

O Exótico Hotel Marigold

Um grupo de ingleses de terceira idade depara-se com diversos percalços em suas vidas. Uma ficou viúva e o falecido deixou várias dívidas, um casal perdeu as economias de toda a vida investindo num projeto furado da filha, um juiz encheu o saco da profissão, um solitário ainda sonha em encontrar o amor de sua vida. E uma velha racista só tem uma solução para resolver um sério problema de saúde.
Todos acabam indo parar na Índia, local mais barato de se viver e morar num hotel que, pelo anúncio, parece ser paradisíaco. Só que ao chegar, descobrem ser um lugar caindo aos pedaços e cujo dono é um sonhador romântico. Em "O Exótico Hotel Marigold", de John Madden, os ingleses se deparam com um buraco no final do mundo, assim como eles enxergam a Índia e seu atraso secular. Claro num drama como este, o choque cultural apresentará todas as suas tintas.
Afinal, você sai de uma organizada Inglaterra e vai parar na Índia, com superpopulação, vacas e disputado espaço nas ruas com ônibus cheios, poeira, sujeira. E não são poucos os comentários preconceituosos dos personagens - o politicamente correto aqui é deixado de lado, pois mostram pessoas idosas que viveram seu auge numa época onde comentários preconceituosos sobre as minorias não eram censurados. Outra coisa é que a Índia pertenceu ao Império Britânico, então os personagens vêm os indianos como inferiores. Ao longo de "O Exótico Hotel Marigold", outros choques culturais vem à tona, como o gerente de hotel, Sonny (o garoto Dev Patel, de Quem Quer Ser um Milionário?), apaixonado pela garota Sunaina, de outra casta, e por isso sendo repreendido pela mãe. Ou de um inglês, gay, que teve um rapaz local como amante.
Apesar de tratar de temas tão difíceis, acaba sendo leve e emocionante. Como diz um dos personagens: quando as coisas têm de dar certo, darão.
Destaque para Bill Nighy (de Simplesmente Amor), Maggie Smith como a velhinha racista, Tom Wilkison e Judi Dench, num surpreendente papel romântico.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: