Thursday, May 17, 2012

Os Vingadores

Depois da carreira solo de vários heróis dos quadrinhos no cinema, "Os Vingadores", de Joss Whedon, une a turma recrutada pela agência S.H.I.E.L.D. para combater o vilão Loki, que evidentemente deseja dominar o mundo após roubar um tipo de meteoro, o Tesseract. Esse elemento já havia sido o objeto de desejo de outro vilão, o nazista Caveira Vermelha, em Capitão América, o Primeiro Vingador.
Além do Capitão América, vivido por Chris Evan e que já foi Tocha Humana, Os Vingadores têm ainda Thor (Chris Hemsworth), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner, de Guerra Contra o Terror), Viúva Negra (Scarlett Johansson), Hulk (Mark Ruffalo, de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças) e Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). Cabe, aliás, ao super-herói metálico as melhores piadas do filme. E ele, quando não traja sua armadura, veste uma camisa do Black Sabbath, apesar de quando aparecer em cena espoucarem músicas do AC/DC. O filme não tem uma trama complicada, aliás, simplificaram ao máximo, pois os produtores desejavam atingir públicos de todas as idades. Objetivo alcançado.
A primeira parte de "Os Vingadores" resume-se em reunir todos os heróis e seus egos enormes. Na segunda parte, ocorre o confronto dos mocinhos contra Loki, irmão de Thor, e os seus aliados, uma raça de alienígenas, conhecida como chitauri. Muita pancadaria, excepcionais efeitos especiais e, claro, a destruição de Nova Iorque, a cidade que ao lado de Tóquio, é a mais afetada pelos conflitos entre humanos e extraterrestres na história do cinema. O filme é divertido, mas em certo momento torna-se tedioso, pois repete-se no quebra-quebra corriqueiro neste tipo de blockbuster.
O veterano ator Samuel Jackson vive Nick Fury, o agente da S.H.I.E.L.D.. E ele, como sempre, está se divertindo muito, pois é fã confesso das HQ, já tendo ganhado espaço na nova trilogia de Star Wars e no suspense Corpo Fechado, de M. Night Shyamalan. Scarlett Johansson e Gwyneth Paltrow, apesar do elenco majoritariamente masculino, ganham bastante espaço e esbanjam beleza e sexualidade. Mas o melhor é mesmo Robert Downey Jr. e seu estilo debochado e provocador. Sem contar que desta vez finalmente o Hulk digital funciona a contento, com direito a uma das melhores cenas do filme, quando espanca Loki (Tom Hiddleston, de Cavalo de Guerra e Meia-Noite em Paris, faz um vilão mediano, que não provoca o mesmo temor de personagens como o já citado Caveira Vermelha, ou outros como Magneto, Galactus e Darth Vader).

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: