Thursday, May 24, 2012

Homens de Preto 3

Há algum tempo desapareceu aquele estigma de que as continuações de filmes de sucesso são ruins. Claro que não é um a regra. Mas "Homens de Preto 3" é tão bom quanto o primeiro. Dirigido por Barry Sonnenfeld, 10 anos após a inferior parte 2, traz de novo Will Smith como J. e Tommy Lee Jones como o sisudo agente K.

Como sempre, os agentes governamentais que controlam a vida extraterrestre na Terra têm de salvar o mundo. Só que agora J. é obrigado a voltar aos anos 1960, para evitar que seu parceiro K. seja assassinado, momentos antes da primeira viagem tripulada à lua. Se isso ocorrer, o mundo dos anos 2010 é capaz de não existir como o conhecemos. "Homens de Preto 3" demora um pouco a engrenar. A graça chega quando J. viaja no tempo, chegando à Nova Iorque de 40 anos atrás e encontra K. jovem (Josh Brolin, de Onde os Fracos Não Têm Vez). As piadas rolam sem parar, principalmente as raciais, deixando o politicamente correto de lado.

Afinal, J. vai a uma época onde os negros ainda brigavam por seu espaço na sociedade, sendo vistos com desconfiança pela maioria branca. Quando o agente se preparava para voltar no tempo, ouve a pergunta: "Você tem certeza de que pretende voltar a 1969, afinal aquele foi um ano difícil para seu povo...". Logo depois, já na Nova Iorque sessentista, J. entra em um elevador, onde um pequenino homem branco acha que será assaltado por aquele jovem negro de terno.

Os extraterrestres são outra atração à parte. Divertidos e dos mais variados tipos e sotaques. Will Smith, por sua vez, repete com êxito seu personagem malandro e descontraído. Já Josh Brolin é competente ao extremo ao interpretar o carrancudo K. em seus 28 anos de idade. "Para quem tem apenas 28 anos, você está bastante gasto", debocha em determinado momento J. Acrescentando que Brolin realmente parece com Tommy Lee Jones mais novo.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: