domingo, novembro 25, 2012

"Arena - A Construção de um Sonho"


O documentário "Arena - A Construção de um Sonho", dirigido por Eduardo Muniz, não trata apenas de registrar a construção do novo estádio do Grêmio, que será inaugurado em 8 de dezembro, em jogo com o alemão Hamburgo. A produção preocupou-se em buscar através de depoimentos de personalidades ligadas ao clube e imagens de arquivo a história das outras duas casas do Tricolor, a Baixada no Moinhos de Vento, e o Olímpico.

O estádio localizado no bairro Azenha, que será demolido em 2013, foi local de várias das principais conquistas do time, desde sua inauguração em 1954. Dirigentes e ex-dirigentes como Paulo Odone, Paulo César Verardi e Hélio Dourado, e os ex-jogadores Tarciso, André Catimba, Milton Kuelle e Airton Pavilhão (morto em meados deste ano), falam de seus envolvimentos com o estádio. Kuelle tem uma trajetória impar nas casas gremistas, pois jogou na Baixada, esteve presente na inauguração do Olímpico, onde fez 90% de sua carreira, e participará da inauguração da Arena. "Não quero jogar cinco minutos, quero jogar quase os 90 minutos", disparou o ex-meia de 79 anos.

O documentário consegue emocionar, especialmente os torcedores gremistas, principalmente quando mostra um jogador histórico como Airton Ferreira da Silva contando como foram seus anos no Olímpico. Ele que foi trocado por uma quantia em dinheiro e a arquibancada do estádio da Baixada, conhecida como "Pavilhão". Por isso, ganhou o apelido. O lado histérico de "Arena - A Construção de um Sonho" fica por conta do jornalista e escritor Eduardo Bueno, o Peninha, que parece estar sempre ligado numa tomada de 220 volts, disparando provocações ao rival Inter. Em sua parte final é que finalmente o filme trata de falar do novo estádio gremista, que no início do projeto, em 2006, parecia uma ideia de loucos, e que muita gente achava nunca saíria do papel. E que agora será o estádio padrão-Fifa mais moderno da América Latina.

Cotação: bom
Chico Izidro

Nenhum comentário: