sexta-feira, novembro 02, 2012

"O Mar Não Está Prá Peixe 2"



Eis uma animação totalmente voltada para o público infantil. ""O Mar Não Está Prá Peixe 2", de Mark A. Z. Dippé, é feito sob medida para os pais levarem os pequerruchos ao cinema. Quase nada de referências cinematográficas, nem piadas de duplo sentido. Fica bem clara a diferença entre obem e o mal, nas figuras do peixinho dourado Pi, herói do recife onde os seres marítimos vivem em harmonia, e o tubarão Troy. Esse consegue fugir da gaiola onde estava aprisionado, e servindo como cobaia para experimentos científicos, voltando para aterrorizar os peixinhos.

Pi é uma espécie de Karatê Kid - e aí está a única referência a um filme. O peixinho dourado foi treinado por uma tartaruga com feições orientais, e é um mestre nas artes marciais, usando a força de suas nadadeiras. Pi tem de treinar seus companheiros, que preferem dançar, a lutar contra Troy e seus comparsas. O trabalho estético de "O Mar Não Está Prá Peixe 2" é simplesmente espetacular. Talvez renda mais em 3D. Temos a impressão de que foi tudo filmado no mar mesmo, tal perfeição. Às vezes parece que estamos olhando para um aquário, com a diversidade de cores, o movimento dos peixes. É isso que vai segurar a criançada nas poltronas, hipnotizadas. Os adultos aqui nem chegam a coadjuvantes.

Cotação: regular
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...