Wednesday, April 17, 2013

“Oblivion”




Em “Oblivion”, de Joseph Kosinski, a Terra é um planeta devastado em 2077, após uma guerra interplanetária. O soldado Jack Harper (Tom Cruise) passa os dias reparando pequenos robôs, vigias, que frequentemente são sabotados por alienígenas, que se escondem nos subterrâneos. A Terra ficou sem os seres humanos após uma guerra com estes alienígenas, sendo que os sobreviventes foram levados para outro planeta. Já que esta ficou sem seus recursos naturais.

O soldado Jack Harper cuida do que restou, auxiliado pela colega Vika, que controla seus passos de uma base interplanetária, e é rigorosa com seus deveres, enquanto ele é um romântico, contestador. Tanto que achou um cantinho ainda verde na Terra, onde se refugia para escutar seus discos de rock dos anos 1970 e 1980. E Jack tem em seus sonhos rápidos flashs do que poderia ter sido sua vida antes do caos, já que a memória dos dois foi apagada pelo comando militar. E no sonho sempre surge a imagem de uma mulher, que um dia realmente vai aparecer em carne e osso, fazendo com que ele comece a notar que as coisas na Terra não são exatamente como ele acredita.

Tom Cruise, aqui está mais contido que o quase caricato Jack Reacher, seu personagem em “O Último Tiro”. O ator se sai bem nas ficções científicas em que costuma atuar. Mas prestem atenção na atriz Andrea Riseborough, que interpreta a soldado Vika. E tem ainda a presença de Morgan Freeman, mais uma vez vivendo o papel de um líder. Já perdi o número de vezes em que ele aparece com um personagem semelhante. A trama é bem estruturada, traz aqui ou ali traços de “Star Wars”, “Alien”, “2001, Uma Odisseia no Espaço” e “Mad Max”. Em determinado momento, perde o ritmo, para recuperá-lo lá no final, que é surpreendente. Mas os efeitos especiais, e alguns locais onde foi filmado, são tão perfeitos, que esquecemos aquele tédio momentâneo.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: