Wednesday, April 17, 2013

“Chamada de Emergência”




“Chamada de Emergência”, dirigido por Brad Anderson, é uma grande amostra de como estragar um filme. Se está bom, ah, não, não pode ficar assim. Halle Barry, ainda muito gata aos 46 anos, nunca mais fez nada digno de nota na vida ao ganhar o Oscar por “A Última Ceia”, em 2002.

Neste suspense, ela é uma atendente do 911, o número do atendimento de emergência nos Estados Unidos, que um certo dia testemunha, pelo telefone, um sequestro de uma garotinha. Traumatizada, afasta-se da função, mas meses depois, é obrigada a retornar ao posto quando outra menina, interpretada por Abigail Breslin, de “Pequena Miss Sunshine”, é raptada e colocada no porta-malas de um carro. A garota liga para o 911 e passa a ser orientada por Barry para deixar pistas e ser salva. Calma, o roteiro é bem estruturado para que não ocorram furos. As cenas são bem costuradas.

A tensão é crescente e o espectador sente como se estivesse no carro junto com a garota, como se ele próprio estivesse sendo sequestrado. Só que na parte final, os roteiristas decidiram transformar “Chamada de Emergência” num filme comum e risível, equivocando-se nas soluções encontradas pela heroína para encontrar a menina. Sem contar nos erros grosseiros. Em determinado momento, os policiais encontram o esconderijo do serial killer que raptou Abigail. Não encontram ninguém no local, e vão embora. Sim, não vasculham o ambiente, não mexem nas caixas e também não deixam nenhuma patrulha caso o assassino retorne.

E o personagem de Halle Barry decide deixar sua mesa no escritório do 911, chamado de Colmeia, por ser um lugar barulhento, com dezenas de atendentes cuidando das ligações de todos os tipos na caótica Los Angeles, e vai investigar as pistas deixadas por conta própria, munida só de um celular e de uma lanterna! Lembra muito “O Silêncio dos Inocentes”. Se o filme tem seus altos e baixos, um dos altos é o serial killer vivido por Michael Eklund, de “88 Minutos”. Assustador, parece aquele tipo normal, mas que ninguém gostaria de encontrar por aí.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: