Thursday, April 04, 2013

“Vai Que Dá Certo”



As comédias brasileiras têm sido uma sucessão de erros, vide “De Pernas Pro Ar”, “Billi Pig”, “Totalmente Inocentes”, “Agamenon” e por aí vai. Então não é que “Vai Que Dá Certo”, de Maurício Freitas, consegue não ser ruim. Sério.

Não esqueçamos conseguir achar graça em comédias americanas onde os erros se sucedem. Pois é o que acontece aqui, com destaque para Danton Mello, o irmão do Selton. O mesmo timbre de voz, mas com quilinhos a mais, bem a mais. Ele é um músico de bar que é demitido e por cima colocado no olho da rua pela mulher por suas irresponsabilidades. O jeito é para sobreviver, aceitar o emprego oferecido pelo primo, de motorista numa transportadora de valores. Mas ainda dá para conseguir uma grana extra se aceitar participar de um golpe contra a empresa. Ele topa, ao lado de três apatetados, infantis e irresponsáveis amigos, fanáticos por histórias em quadrinhos e games.

O plano é estudado à profusão, não tem como dar errado, mas esquecem que todos não deram certo na vida não foi por acaso. As trapalhadas se sucedem, mas o acerto aqui é nunca derrapar para o besteirol, evitando ainda os atores berrando os diálogos. E alguns são legais, relacionados a cultura pop. Além do mais Fábio Porchat conteve-se em sua atuação, que às vezes parece que vai extrapolar, e o chato Bruno Mazzeo é colocado num papel secundário, assim não atrapalhando o desenrolar da história.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: