Thursday, April 04, 2013

“Uma História de Amor e Fúria”



A animação “Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, traz um pequeno resumo da história do Brasil na figura de um homem de quase 600 anos de idade. Em sua busca eterna, a amada Janaína em diversas encarnações. Ele próprio não morre, transforma-se em pássaro, enquanto atravessa o tempo, em suas várias reencarnações.

A história começa nos anos 1560, quando da guerra dos tupinambás e tupiniquins, com a interferência dos portugueses e franceses. Um índio tenta viver ao lado da amada Janaína, mas a perseguição do homem branco é cruel. Duzentos e poucos anos depois, o imortal se vê no Maranhão, onde reencontra Janaína reencarnada numa negra liberta. Encarnado na figura de Balaio, ele vai liderar movimento de libertação contra o governo imperial. Sem conseguir paz, passados mais quase 150 anos, agora o imortal se vê apaixonado pela guerrilheira Janaína durante a ditadura militar brasileira nos anos 1960. A história terá fim quase ao término do século XXI, quando o Brasil encontra-se numa escassez de água, na posse dos ricos e poderosos.

O imortal é dublado por Selton Mello, enquanto Janaína tem a voz de Camila Pitanga. A animação tem traços claros de história em quadrinhos, devagar quase parando, é bem feita, sim, e o que incomoda talvez seja a voz de Selton Mello – irreconhecível, mas que torna-se enfadonha quando não vemos o rosto engraçado do ator. Pitanga dá ao seu personagem uma voz sexy, e Janaína é uma personagem sexy, mesmo com todo o sofrimento à sua volta.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: