Wednesday, April 17, 2013

“O Acordo”




Confesso que tinha medo de “O Acordo”, dirigido por Ric Roman Waugh, e estrelado por Dwayne “The Rock” Johnson. E não é que me surpreendi? O filme começa com aquela frase “baseado em fatos reais”. Pois bem, a história relata o drama que viveu uma família americana quando o filho de 20 anos foi preso por porte e tráfico de drogas. Devido as rigorosas leis do país, o jovem pegaria, no mínimo 10 anos de cadeira, mas poderia ter a sentença reduzida caso entregasse os comparsas. O problema é que ele não tinha, só conhecia o amigo que lhe passou a encomenda, e que já havia se acertado com a Justiça. O destino é a prisão, onde é espancado e violentado. Vendo o sofrimento do filho, John Mathews (Johnson) decide tentar um acordo com a Justiça. E é quase simples. Ele deve ajudar a prender um traficante da pesada, e qual não é? Assim o filho terá a pena reduzida, quem sabe, cancelada.

Dono de uma loja de material de construção, John pedirá a ajuda de um funcionário e ex-presidiário, Daniel (John Bernthal, o Shane de The Walking Dead) para que seja apresentado a algum traficante, e infiltrado, levar informações à Justiça. John consegue ser aceito por um traficante, mas para provar não ser policial infiltrado, tem de carregar uma carga de drogas para um cartel mexicano. E é quando as coisas começam a feder, pois acaba colocando em risco não só a sua vida, mas também a do funcionário, e de sua família.

O acerto de “O Acordo” é o de não transformar Johnson num super-herói, um vingador. Ele é apenas um pai de família desesperado e que se vê em situação extrema. E esqueçam aqueles filmes quebra-barracos do ator. Aqui ele está contido, realmente atuando, e as cenas de perseguições e tiroteios são críveis. Ajuda ainda na caracterização do personagem de Johnson, ele ter ao lado a sempre ótima Susan Sarandon, aqui como uma promotora de Justiça querendo se alavancar politicamente, e Barry Pepper (o franco-atirador religioso de O Resgate do Soldado Ryan) como um policial daqueles que, se formos a uma delegacia, encontraremos.

Cotação: bom
Chico Izidro

1 comment:

S.Ravison said...

Pô, tu nem me avisou desse filme!! E fui ver que não está mais em cartaz... Eu me perdi e acabei não assistindo.. Que m***
E tu sabia que eu sou fã do cara.