Wednesday, January 21, 2015

"Foxcatcher - A História Que Chocou o Mundo"

Esqueça o apelativo e ridículo subtítulo nacional. "Foxcatcher - A História Que Chocou o Mundo", direção de Bennet Miller, é daquelas histórias comuns que Hollywood consegue transformar numa boa trama, desta vez envolvendo o mundo das lutas greco-romanas, aquela em que os lutadores se agarram, numa dança quase homo-pornográfica.

Baseado em fatos reais ocorridos na segunda metade dos anos 1980 e começo dos anos 1990, mostra o envolvimento do campeão olímpico de 1984, Mark Schultz (Channing Tatum, ótimo) com o milionário John Du Pont (Steve Carrell, excelente e quase irreconhecível atrás da maquiagem). Mark é convidado por Du Pont para integrar sua equipe, a Foxcatcher, que prepara-se para os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Apesar de sempre ter treinado com o irmão, David (Mark Ruffalo, também ótimo), Mark aceita e vai morar na propriedade do milionário, que aos poucos vai mostrando sua verdadeira faceta.

Obcecado pelo perfeccionismo, patriota ao extremo, Du Pont, sofrendo com o controle da mãe (Vanessa Redgrave), não aceita ser contrariado e não sossega enquanto não leva David para a sua equipe. E os dois viverão momentos conflituosos, que acabarão em tragédia.

Channing Tatum impressiona pelo trabalho corporal que apresenta para viver Mark Schultz. O modo como anda e fala o transformou num brucutu, que aparenta ter pouca inteligência. Enquanto isso Steve Carrell destaca-se pelo olhar enviesado e a voz pausada que adota para interpretar um homem, que devido a linhagem milionária da família, sempre teve o que quis. O filme também mostra a obsessão dos norte-americanos em sempre serem o número 1. Perder não está no pensamento ianque.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: